quiroprata portugal apq

Formação Académica

quiroprata portugal apq

Formaçăo Académica e Clínica

Os estabelecimentos de ensino de Quiroprática na Europa são acreditados pelo European Council on Chiropractic Education (ECCE). O ECCE estabeleceu normas para regular o ensino, os cursos e a qualidade das instituições que oferecem cursos de Quiroprática. Nos Estados Unidos (CCE-USA), Canadá (CCEC) e Austrália (CCEA), existem órgãos de acreditação semelhantes, todos fazendo parte da organização-mãe, o Council on Chiropractic Education International (CCEI). Esses órgãos de acreditação seguem critérios mutuamente acordados. Além disso, a Organização Mundial de Saúde publicou diretrizes para o ensino da Quiroprática após extensa consulta.

O sistema de ensino de Quiroprática na Europa segue o modelo Bachelor-Master-PhD e utiliza o Sistema Europeu de Transferência de Créditos para harmonizar os sistemas educacionais e de aprendizado. Um programa típico de Quiroprática dura cinco anos acadêmicos, compreendendo 300 créditos, o que equivale a mais de 4500 horas de estudo.

A formação acadêmica em Quiroprática é uma das mais extensas, incluindo cinco anos de estudos acadêmicos seguidos de um ano de estágio supervisionado. Esse programa oferece aos alunos a oportunidade de se adaptar a diferentes abordagens práticas, éticas e interprofissionais no tratamento de pacientes em diversos países, além de aprender com profissionais experientes da área.

As associações de Quiroprática nacionais e os órgãos reguladores estabelecem requisitos de desenvolvimento profissional contínuo e revalidação, que incluem estudo individual, educação formal, seminários e conferências. Isso promove o aprimoramento constante dos Quiropráticos ao longo de suas carreiras.

*Documento cortesia da European Chiropractor´s Union

ALERTA

A Associação Portuguesa dos Quiropráticos (APQ), fundada em 1999, é a primeira e única associação de quiropráticos em Portugal. A APQ é uma defensora ativa da quiroprática, dos pacientes e dos profissionais qualificados na área. Ela é membro da World Federation of Chiropractic e representa a quiroprática no processo de regulamentação em andamento.

A quiroprática é uma profissão de saúde de primeiro contato em países onde é regulamentada, sendo a terceira mais procurada no mundo ocidental, após medicina e estomatologia. A formação quiroprática é internacionalmente regulamentada pela ICCE e ECCE, garantindo altos padrões de ensino.

Devido à eficácia dos cuidados quiropráticos, há um crescente interesse em “cursos” de fim de semana, mas é importante lembrar que a quiroprática é uma profissão de saúde, não apenas uma técnica. A segurança dos pacientes está em risco quando pessoas não qualificadas tentam praticar quiroprática, como fisioterapeutas ou massagistas.

Para proteger sua saúde, consulte exclusivamente quiropráticos devidamente formados associados à Associação Portuguesa dos Quiropráticos.