Nas duas últimas décadas, a profissão Quiroprática assistiu a um crescimento dinâmico internacional, sobretudo graças ao reconhecimento dos seus padrões educacionais e de pesquisa; e também graças ao papel que tem desempenhado na redução dos gastos com a saúde.
A Quiroprática recorre a uma metodologia única, visando a recuperação da actividade e da capacidade de resposta do sistema nervoso, através da restauração do tónus neurológico. Sendo frequente analisar os resultados, primariamente, no funcionamento da coluna e das articulações, a Quiroprática tornou-se o verdadeiro líder no tratamento, sem medicamentos, de síndromas de dor relacionados com a coluna. Todavia, a sua aplicação tem um impacto na saúde que vai muito para além da mera redução da dor.
A Associação Portuguesa dos Quiropráticos é um órgão independente que regula a profissão Quiroprática em Portugal. A inscrição na APQ é restrita a Quiropráticos com qualificações internacionalmente reconhecidas. Embora em Portugal ainda não exista um sistema regulatório para a prática da Quiroprática, o uso do título “Quiroprático” não é permitido para pessoas não qualificadas, pois o processo de regulamentação da lei 45/2003 que reconhece a Quiroprática em Portugal está em andamento. Isso visa proteger o público e elevar o prestígio da profissão.
A profissão Quiroprática reconhece a importância do sistema nervoso na saúde e bem-estar. Os Quiropráticos tratam especificamente a relação entre o sistema nervoso e a coluna para melhorá-la. Como parte das equipes de saúde, eles oferecem tratamentos que podem beneficiar muitas pessoas e resolver problemas. Como profissionais de cuidados de saúde primários, os Quiropráticos avaliam as necessidades individuais e as respostas ao tratamento Quiroprático, considerando os benefícios disponíveis e, se necessário, colaboram com outros especialistas médicos apropriados.
Radiografias são usadas na Quiroprática para obter informações sobre o desenvolvimento, lesões e patologias na coluna e outras áreas relevantes para o tratamento quiroprático. Quiropráticos podem solicitar outros exames de imagem para auxiliar no diagnóstico quiroprático. Eles são treinados de acordo com padrões internacionalmente reconhecidos e, em muitos países, como os EUA, Austrália, Canadá e Reino Unido, podem realizar e interpretar suas próprias radiografias.
Estudos internacionais mostram que a utilização de cuidados quiropráticos em instituições de saúde reduz significativamente os custos para pacientes e financiadores. Com os crescentes custos de saúde, a Quiroprática pode ser uma reforma de saúde altamente benéfica para as decisões de saúde em Portugal.
*Chamada com custo rede fixa nacional
*Chamada com custo rede móvel nacional