NÃO SEJA VÍTIMA DE PESSOAS SEM FORMAÇÃO EM QUIROPRÁTICA


Para a sua segurança consulte exclusivamente quiropráticos devidamente qualificados associados da APQ.

Quiropráticos qualificados Mais informação
 

ADESÃO ONLINE
MEMBERSHIP FORM


A APQ é a única associação representativa dos quiropráticos reconhecida pelo Governo Português para a regulamentação e exercício da quiroprática em Portugal.

Inscrições Aqui

Register Here

» Home » Notícias » Escolher a sopa certa

2011-10-18

Escolher a sopa certa

A sopa é um prato bem presente na culinária portuguesa. Este prato saboroso e reconfortante é essencial numa alimentaçăo saudável visto que é uma fonte de nutrientes, vitaminas e proteínas assim como pelos benefícios que desencadeia a nível funcional.

A sopa é um prato bem presente na culinária portuguesa. Este prato saboroso e reconfortante é essencial numa alimentação saudável visto que é uma fonte de nutrientes, vitaminas e proteínas assim como pelos benefícios que desencadeia a nível funcional.

Prato consumido por milhares de portugueses apresenta inúmeras vantagens. Nomeadamente no sentido que permite controlar a ingestão calórica. Contêm muita água e o facto de ser servida quente provoca um efeito saciante permitindo assim que coma menos nos pratos seguintes da refeição revelando-se um prato eficaz no controlo ou perca de peso. . Existem vários tipos de sopas. As mais consumidas são à base de leguminosas, ou seja, grãos em vagens como feijão, grão de bico, lentilha e ervilha, seguidas das que possuem cereais, arroz ou macarrão.

A sopa tem a grande vantagem de apresentar uma série de  nutrientes consituida muitas vezes por verduras (quase todos hidrossolúveis) na água de cozedura proporcionando uma sopa rica em fibras e vitaminas (C e ácido fólico) e minerais.

No entanto, geralmente as sopas são consumidas com acompanhamentos. Por isso, as pessoas devem ter cuidado quanto ao índice calórico e a concentração de gorduras como o azeite ou carnes gordas.

As principais vantagens de comer sopa são:

- Rica em verduras (quase todas hidrossolúveis).

- É muito rica em antioxidantes e fibra.

- É pobre em gorduras, especialmente saturadas.

- Tem baixo valor calórico e a sua confecção não gera substâncias carcinogénicas. (se não introduzir alimentos calóricos já referidos anteriormente).

- Reequilibra os níveis de água de que o organismo necessita, o que ajuda a manter a pressão arterial sob controlo.

- Regula os níveis de colesterol no sangue.

- Ajuda ao bom funcionamento dos intestinos.

- É saciante devido à variedade de alimentos e nutrientes que contém, ao seu volume e à temperatura a que é consumida.

- A canja de galinha em particular a caseira tem propriedades anti-inflamatórias e atenua as queixas associadas a uma constipação.

- É um prato económico